Atlas
Sobre o Atlas de Variação em Saúde Brasil
O Atlas de Variação em Saúde do Brasil é o primeiro atlas latino-americano da rede The Wennberg International Collaborative (WIC), o primeiro em países de renda média, e também o primeiro de uma série de Atlas que se seguirão.
O Atlas realiza 30 comparações de diversas áreas da saúde entre as 27 UFs e 450 Regiões de Saúde no Brasil, ressaltando as diferenças de acesso e desfechos em saúde.
Um estudo que pretende estimular a discussão sobre as iniquidades nos cuidados em saúde no Brasil, revela achados impressionantes ao comparar procedimentos, exames, medicações, mortalidade, custos, qualidade, anos de vida perdidos, entre outros, em todo o Brasil.
O Atlas contou com a colaboração de autoridades internacionais no estudo de variações injustificadas, como o Prof. Sir Muir Gray e o Prof. David Goodman, presidente da Wennberg International Collaborative.
No desenvolvimento do Atlas, o objetivo foi explorar o grau de variação existente entre as diferentes regiões geográficas brasileiras no contexto do Sistema Único de Saúde, a fim de contribuir para a discussão sobre o tipo de variação observada - se reflete as necessidades e características da população atendida ou se a variação é de fato injustificada.
A partir da discussão, pretende-se estimular uma investigação mais aprofundada das causas subjacentes e identificar oportunidades de melhoria para reduzir a variação injustificada, tornando a prática clínica mais adequada com as necessidades da população, com acesso mais equitativo a intervenções de alto valor, rediscutir a utilização de intervenções de baixo valor e, consequentemente, contribuir para melhorar os desfechos e reduzir o desperdício de recursos disponíveis, tornando o Sistema Universal de Saúde brasileiro mais sustentável.