Definição
Quando os economistas se referem ao “custo de oportunidade” de um recurso, eles se referem ao valor da próxima alternativa de maior valor de uso desse recurso. Se, por exemplo, você gasta tempo e dinheiro indo ao cinema, não pode passar esse tempo em casa lendo um livro e não pode gastar o dinheiro em outra coisa. Se a sua segunda melhor alternativa para assistir ao filme for ler o livro, o custo de oportunidade de assistir ao filme será o dinheiro gasto mais o prazer ao qual você renunciou por não ler o livro. A palavra “oportunidade” em “custo de oportunidade” é, na verdade, redundante. O custo de usar algo já é o custo de uso da próxima melhor alternativa. Mas, como os advogados e os pilotos de avião bem sabem, a redundância pode ser uma virtude. Nesse caso, sua virtude é nos lembrar que o custo de utilização de um recurso decorre do valor da alternativa de uso.
Fonte:
Henderson DR. Opportunity Cost. The Library of Economics and Liberty. https://www.econlib.org/library/Enc/OpportunityCost.html
Termos relacionados: Custo-efetividade, Custo de oportunidade na saúde e ICER.
Uso do termo | Significado
"O custo de oportunidade é um conceito teórico que mensura o custo daquilo que se deixa de fazer quando é preciso fazer uma escolha de qualquer tipo."
Dicionário Financeiro. https://www.dicionariofinanceiro.com/custo-de-oportunidade/
Termo(s) em inglês:
Opportunity cost
Fonte:
Glossário da Academia VBHC