Definição
Custo-utilidade é um tipo de análise de custo-efetividade em que o desfecho é uma medida genérica de ganho de saúde, mais frequentemente os QALYs. Esta abordagem torna possível a comparação entre diferentes programas de saúde por utilizar um desfecho comparável entre diferentes áreas, sendo a metodologia mais utilizada em pareceres sobre a incorporação de novas tecnologias em saúde, pois possibilita a avaliação do custo de oportunidade (no orçamento) de adotar uma nova tecnologia. Análises de custo-utilidade são frequentemente referidas como análises de custo-efetividade.'
Fonte:
Drummond ME, Sculpher MJ, Claxton K, Stoddart GL e Torrance GW. Methods for the Economic Evaluation of Health Care Programmes.
Oxford University Press, 2015.
Uso do termo | Significado
"Embasado em um estudo de custo-utilidade, o gestor pode averiguar se um programa para tratamento de hipertensão arterial é mais ou menos efetivo que a adoção de um novo teste diagnóstico para doenças sexualmente transmissíveis (DST), por exemplo."
Ministério da Saúde / Secretaria de Ciência e Tecnologia. Diretrizes Metodológicas: Diretriz de Avaliação Econômica. Brasília, 2014.
“Eu diria que a medida de custo-utilidade pode determinar se uma intervenção específica cria mais ou menos valor”.
Fonte: Gray JAM, 2021.
Termo(s) em inglês:
Cost utility
Fonte:
Glossário da Academia VBHC